terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Moda da Vez - Vestido Longo



Olá Meninas!

Este post é especial, pois contei com a participação deliciosa de algumas meninas da igreja para exemplificar para vocês a forma de usar o Vestido Longo.

No post anterior falamos da Saia Midi, a qual veio após o uso do longo. O comprimento longo perdurou na moda feminina por muitas décadas e depois veio encurtando com a Midi na década de 40 e 50, até que diminuiu mais um pouco na década de 60 criando a minissaia.

Essa moda do curtinho é vista até hoje nas vitrines, tornando frustante a tentativa, por diversas vezes, de encontrar um vestido descente né? Ainda mais quando a gente tem quase 1,20m de perna...kkk..por esses e outros motivos amo o longo.

Como vocês já perceberam, gosto de um pouco de história antes de falar do assunto do post. Para me acompanhar tem que gostar de ler e não pode ter preguiça. Conhecimento é cultura! Então vamos lá?!

1º vestido: Antiguidade - utilizado pelas mulheres do Egito, Grécia e Roma; confeccionados no tear com fios de linho, lã e seda;
2º vestido: Idade Média - século 5 ao 15, utilizado pelas damas de 1325;
3º vestido: Iluminismo - século 18; confeccionados com fios de algodão, porém com muitos ornamentos, pois a época pedia itens luxuosos (como pedras e pérolas); aqui começa a marcação da silhueta logo abaixo do busto, marcado por cintos e fitas; destaque para as mangas bufantes ou sequinhas;
4º vestido: somente em 1970 os vestidos longos começaram a se destacar de uma forma diferenciada, com decotes em V, estampados ou em tecidos sintéticos. Até chegar aqui neste ponto, o comprimento da saia passou por evoluções, como já citei anteriormente, onde houveram tempos que mostrar os tornozelos era um escândalo, como retrata a moda Vanguarda de 1920.
Como você pôde perceber o vestido longo sempre se fez presente na moda feminina de todo mundo. Em 2011 o longo voltou com força para a moda inverno e de lá para cá não saiu mais.

Para começo de conversa segue uma regra básica: vestido longo é longo, ele não é Midi e nem aparador para ficar voando entre seus tornozelos e canela. Vestido longo beija o chão, sempre sempre. Anota aí!

O vestido longo pode ser usado por todas as mulheres, seja ela baixinha, magrinha ou gordinha, para isso você precisa apenas adequar ao seu tipo de corpo. Os modelos mais encontrados são os de alcinha e tomara que caia. No entanto, para nós é um pouco complicado esses modelos, pois não são adequados para irmos à igreja. Então você pode colocar um terninho por cima, um bolero, um casaquinho e tudo se resolve. Veja como as meninas fizeram.


Veja que o vestido da Rafa beija o chão, forma correta de usar, porém é frente única. Se sua igreja permite usar dessa forma sem problemas. Agora se você não pode usar assim, veja como um terninho resolve o problema.
Rafaela Moreira - Linda da AD Missão - Fazenda Rio Grande/PR
Natasha Gomes Baker - Linda da AD Missão - Fazenda Rio Grande/PR
Veja que o vestido da Thali também beija o chão, porém ele é de alcinha. Para resolver o problema: terninho, bolero, jaquetinha jeans, etc
Thalita Carneiro - Linda da AD Missão - Fazenda Rio Grande/PR
Perceba que os terninhos são branco ou cinza, essas cores são neutras e combinam com tudo. Terninhos ou boleros de outro tom das cores que já existem no vestido também ficariam lindos, pois essa é uma regra básica para você que não gosta de ousar, assim como eu. Agora, se você é mais ousada pode combinar com uma cor análoga ou complementar, principalmente quando o vestido foi inteirinho de uma cor, veja no Círculo Cromático com que cor combinar.

Cores Análogas: são cores vizinhas da direita ou da esquerda, visual sereno e comportado;Cores Complementares: são cores opostas, criam um visual vibrante;Cores Tríades: são as cores que estão na ponta do triângulo, criam um visual ousado e impactante.

Se você já é alta não precisa colocar salto alto com o vestido longo, mas se você não vive sem salto escolha calçados com salto mais grosso, pois você pode engatar o salto fino na barra e rasgar o vestido, além de ficar exposta ao risco de cair. Scarpin de bico fino jamais com vestido longo, a não ser que o tecido peça esse estilo de sapato, como renda e bordados, caso contrário não. Veja o que as meninas usaram.

A Rafa esta usando um sapato boneca no tom do vestido.
A Thali esta usando um Peep Toe com os tons do vestido.

A Natasha esta usando sapatilhas, as famosas flats, também no tom de um das cores do vestido.
Viu como é possível usar com vários tipos de calçado, porém sempre respeitando o comprimento?! Outra coisa, você percebeu que a Rafa e a Thali estão usando cintinhos para marcar a cintura?? Além de fazer essa função, quando você utilizar o vestido com um calçado mais baixo, utilize o cintinho para puxar o vestido, fazer um "fofinho" acima do cinto, assim você não fica pisando nele.

Para Baixinhas

Usar sempre com salto alto, pois a rasteirinha ou a sapatilha dão um efeito de silhueta achatada. As cores claras ou combinações monocromáticas ajudam a dar leveza ao look. Evite tecidos volumosos ou armados, prefira tecidos mais levinhos. A parte de baixo, da saia, deve ser mais sequinha e a parte de cima mais aparente. O uso de cintinho ajuda a marcar a cinturinha, ajudando a alongar a silhueta. Quanto as estampas, use aquelas pequenas, nada de flores enormes ou algo do gênero. Neste caso, a barra do vestido pode ser um pouquinho acima do chão, não mais do que o peito do pé a mostra, caso contrário ficará com um aparador voando entre seu tornozelo e canela, e isso não pode!

Perceba que a estampa se repete, dando volume ao corpo e a barra tem um trabalhado que chama a atenção para a parte de baixo. Então este modelo para as baixinhas NÃO é o mais apropriado.

Perceba que o vestido é de uma cor só, a saia é mais retinha e a cintura esta marcada com um cintinho. Você consegue perceber como a silhueta esta longilínea?

Neste a estampa é grande, também dá volume ao corpo, mas perceba que tem um decote V discreto e há um bordado marcando a linha do buço. Viu como a atenção ficou para cima?? Olha o sapato, é peep toe na cor de alguns detalhes do vestido e não scarpin de bico fino.

Para Mulheres com Seio Grande ou um Pouquinho acima do Peso

Algumas tem o seio grande porque o Papai do Céu as deu, outras porque colocaram, mas independente disso as duas precisam de cuidado na hora de escolher o vestido. Se você esta nesta classe, lembre-se que sempre precisa alongar a parte de cima, ou seja, alongar colo e pescoço e diminuir ou neutralizar o tronco. Essa regra vale também para quem esta acima do peso, mas para estas o seio pode não ser problema, mas sim o quadril largo ou a barriguinha saliente.

Estas classes devem escolher tecidos mais moles, nada justo e nada que chame a atenção para os pontos fracos, como bordados e afins. Aposte no decote V de forma descente e jogue para baixo saias trabalhadas ou com brilho. Aqui o calçado fica por sua conta, afinal já aprendeu a forma correta de usá-lo com este tipo de roupa.

Perceba que o destaque ficou para a parte de baixo do corpo, e a blusa tem um decote V que valoriza o colo/pescoço e alonga a silhueta

Cintura marcada e sai leve, fluída

Saia sequinha, reta, casaquinho com destaque para os punhos azuis, tirando o foco do colo

Viram como é fácil ir combinando?? Logo logo você vai saber identificar o seu tipo de corpo e quais itens o valorizam. A Consultora Fran Walter esta preparando uma matéria incrível para nós referente a isso. Até lá, vá praticando essas dicas.

Como sempre, para não ficar somente nas minhas palavras, deixou hoje 2 vídeos para vocês assistirem e coletarem mais dicas.



Aguardo seus comentários a respeito das dicas e sugestões para novos temas.

Beijinhos e até a próxima!










Nenhum comentário:

Postar um comentário