Parceria da Vez
Olá Mulheres Lindas!
A Parceria de hoje é com a Estela Vargas. Ela trouxe para nós a mensagem que ministrou para as mulheres de sua igreja em um dos cultos femininos. O conteúdo é longo mas vale muito a pena a leitura, tenho certeza que essa mensagem vai edificar a sua vida assim como edificou a minha.
Vamos lá?!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Culto Encontro das PérolasTexto Base: Cântico 4:9
Uma pérola esquecida na praia, ainda que não seja notada, nem apanhada ou devidamente reconhecida, nunca perde o seu valor.
E você conhece a história das pérolas?
Quando um grão de areia ou outra pequenina partícula marinha entra na membrana epitelial da ostra, causa-lhe profunda dor. Ela, então, produz uma substância denominada NÁCAR que ameniza o sofrimento e forma a pérola. Quanto maior o esforço para o isolamento do corpo estranho, mais rara e valiosa é a pérola!! Ao contrário do que se pensa a dor não representa morte, mas é sinal de que algo precisa ser mudado para que ocorra a cura. A adversidade deve gerar iniciativa e transformação, em vez de conformismo.
A ostra precisa ser paciente e perseverante para livrar-se da dor pois começa a trabalhar para cobrir o grão de areia com camadas e mais camadas de nácar para proteger o corpo da ostra! Imagine o esforço e a dor! Uma ostra que não foi ferida, de modo algum, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.
Uma coisa é certa: OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA!
Ela não espera que outros tirem dela o mal que lhe causa dor, mas toma a atitude de produzir a secreção que a libertará. Em quem você tem posto sua confiança e esperança?No marido? Nos filhos? No teu emprego? Nas amigas? A substância que você necessita para livrar-se da dor é o Espírito Santo, amigo de todas as horas! Companheiro Fiel! Ele quer tornar você em uma pérola de grande valor.
O processo, no entanto, tem de começar com sua iniciativa emocional e espiritual de dispor-se interiormente à ação divina. Pare de achar que você é uma sofredora! Se você não se dispuser a mudar, Deus não agirá, pois Ele conta com a participação do ser humano e respeita o livre-arbítrio. Não espere que pessoas resolvam suas questões interiores. Não perca tempo se fazendo de vítima, não se acomode. Creia que o sofrimento pelo qual você está passando não será para sua vergonha, mas irá torná-la uma pérola nas mãos do Senhor, um exemplo para muitos e uma pessoa mais forte e equilibrada.
A maioria das crises pelas quais passamos são ocasionadas por nós mesmas, por falta de sabedoria e descontrole. Na área financeira, por exemplo, muitos se endividam porque gastaram demais. No casamento, muitas brigas, mágoas e traições não ocorreriam se pelo menos um dos cônjuges reconhecesse seus erros ou pusesse em prática o que Jesus nos ensina: Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha vá com ele duas (Mateus 5:41) Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica (Lucas 6:29). Em vez, de se humilharem, as pessoas preferem manter as aparências, ostentar ou camuflar, e isso só leva a abismos. Em 1 Pedro 5:6 a Palavra nos diz: Humilhai-vos debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo certo! É preciso ser humilde para reconhecer os erros, pedir perdão e aprender com a dor. É na adversidade que o nosso caráter é testado e nos revelamos! Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz e siga-me! (Lucas 9:23)
Ahhh mas não é fácil abrir mão do EU e de suas vontades...quem gosta? Ninguém! E nós como mulheres, somos mais controladas pelas emoções na maioria das vezes não é mesmo? Saímos de casa para trabalhar, somos empresárias bem-sucedidas, mães, com todas as obrigações que nos implica, a verdade é que diante de tantas responsabilidades fica difícil controlar as minhas vontades e as vezes eu vou me tornando vulnerável ou negativa. Temos um poder de influência muito grande com todos os papéis de mãe, sogra, avó, tia, professora e tantos outros. Mas as nossas emoções têm que ser controladas pelo Senhor!
Nosso EU tem que estar preso na Cruz a fim de que tudo o que fizermos ou vivermos seja conforme a vontade de Deus. E quando estamos no processo de matar o nosso EU, dói! Quando temos que voltar atrás em algo que fizemos e Deus nos cobra e diz: volta e humilhe-se! Ah mas Deus não podia ter feito isso comigo! Afinal de contas, Deus é Amor! É misericórdia! É bondade...é tudo de bom! Sim, Ele é tudo isso mas também é Justiça e quer nos levar para o caminho da honra! Você não quer ser pérola? Então deixa Ele te tocar! Pois quando Ele toca, não é pra matar, mas sim, pra te moldar, pra te fazer conhecer quem Ele é!
Teve uma mulher na Bíblia que teve que fazer esse caminho de volta e eu imagino a dor que ela estava vivendo. Vamos lá! Gênesis 16:1-16 Deus havia feito uma promessa a Abrão que lhe daria um filho. Sarai, sua mulher, era estéril e tinha uma escrava que veio com eles do Egito...lembra, presente de grego kkk quando Abrão foi convidado a sair do Egito pelo fato de ter mentido para o Faraó dizendo que a sua esposa era sua irmã e tal...pegou tudo o que tinha e foi embora. Agar fazia parte dos despojos... Mesmo assim, das três pessoas envolvidas no plano de tornar Agar mãe substituta, ela foi talvez a única inocente, uma escrava com pouco poder para resistir. Para Agar conceber o herdeiro de Abrão, ela precisava não só tornar-se concubina, mas também esposa de Abrão. No momento em que Sara elevou Agar a tal posição, ela abriu a porta para a catástrofe espiritual. Começou a mostrar-se insolente com a sua senhora – nada inteligente da parte dela; uma jovem estrangeira contra uma mulher respaldada pela afeição do marido. Sara tornou a vida de Agar tão difícil que ela fugiu para o deserto. Você já passou por uma situação assim? Com vontade de fugir? Desaparecer? Tamanha dor, tamanha rejeição, humilhação! Ela não tinha andado muito e ouviu uma voz chamando-a pelo nome: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Volta para a sua senhora e humilha-te sob as suas mãos. Ohhh dificuldade...voltar atrás...se humilhar...mas não parou por aí..como que para suavizar a ordem, vieram palavras de incentivo. V.11
Agar não discutiu e voltou imediatamente. A palavra de Deus penetrou a aridez de seu coração como uma fonte fresca alimentando um oásis no deserto. A escravidão, a amargura, a ansiedade pelo futuro – Deus vira tudo isso. Ele conhecia a criança em seu ventre e deu-lhe o nome de Ismael, que significa DEUS OUVE. No futuro,quando Agar abraçasse o filho, observasse as suas brincadeiras ou se preocupasse com o seu futuro, ela se lembraria de que Deus estava perto deles, atento ao choro da criança. Não é de admirar que tivesse respondido à voz que se dirigiu a ela no deserto chamando o Senhor de Deus que vê. Cerca de 16 anos mais tarde, Agar viu-se de novo no deserto, dessa vez por força e não por escolha. Cada vez mais ressentida, Sara expulsara Agar e o filho de casa. Morrendo de sede, Agar colocou Ismael debaixo de um arbusto e afastou-se, incapaz de presenciar a agonia dele. Seu choro foi interrompido pela voz de um anjo: Que tens Agar? (note que dessa vez o anjo não falou Serva de Sara) não temas porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te levanta o rapaz segura-o pela mão porque eu farei dele um grande povo. (Gn. 21:17-18) Com isso o anjo abriu os olhos de Agar, e ela descobriu um poço de água ali perto, que salvaria a vida do filho (o nome do poço? BEER-LAHAI ROI ou POÇO DO DEUS VIVO QUE ME VÊ).
Muitas mulheres, hoje, ocupam uma posição semelhante a de Agar. Pérolas sendo formadas pela dor. Talvez não sejam escravas de nome, mas estão em posição de fraqueza, sem ter quem as defenda. Ninguém exceto Deus. A Agar dos tempos modernos não está mais longe das promessas de Deus do que a de antigamente, quando derramava a tristeza de seu coração a Deus no deserto. Deus vê o teu sofrimento como viu o de Agar. Ela foi rejeitada, mas não foi abandonada. Salmos 139:7-12 Não podemos fugir da presença de Deus/ 13-18 Deus nos viu. Ele nos conhece desde o estágio pré-embrionário até a morte. Confie suas dores e temores ao Deus que te vê e te cuida.
Meu testemunho: eu também tive um processo de dor...Não podia engravidar e por muito tempo chorei; cerca de 3 anos e meio...vivi momentos terríveis no deserto..sozinha...depressiva...mas um dia o Senhor veio até mim e através da Palavra me fez entender que eu estava produzindo uma pérola. Através daquela dor muitas pessoas seriam curadas e ministradas porque em tudo o que Deus faz tem um propósito! Nada acontece sem uma razão! E Ele é o Senhor do tempo e sabe exatamente a hora certa para nos entregar a resposta daquilo que pedimos. Mas enquanto não acontecia o milagre, eu adorei, eu louvei e me derramei diante do Senhor e disse: “Com filho ou sem filho eu te adoro Senhor!”
Desafio a você, hoje, a fazer essa oração e se derramar na presença do Senhor. Não sei qual é o seu deserto, mas diga para ELE: “Com dinheiro ou sem dinheiro eu te adoro” ,“Com cabelo ou sem cabelo eu te adoro”, “com marido ou sem marido eu te adoro meu Deus!” Vai declarando para Ele que ELE é a única coisa que importa...Você pode perder tudo, mas não pode ficar sem a presença Dele. E logo eu engravidei e hoje minha filha tem 6 anos pra glória do Senhor!
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 Aí vc me diz: Estela, porque Deus permite ou permitiu que eu passasse por esse estresse tão grande?... Prova, aflição?E eu te respondo: se retirarmos a pressão de um pedaço de carvão, não teremos nenhum diamante. Retirando aquele grão de areia irritante do interior da ostra, não teremos pérola. Ao proteger uma macieira da dor de ser podada, vai resultar em poucos frutos. A pressão, a irritação e a dor também podem ser instrumentos para o desenvolvimento das pessoas. Deus pode enviar uma carga. Mas Ele nunca enviará uma sobrecarga. Se esta pressão não fosse para treinar-me o Treinador não a permitiria. Ele te conhece e sabe até quanto você é capaz de suportar. A mulher do fluxo de sangue suportou por 12 anos até que tocou nas vestes de Jesus e foi curada.
Quanto tempo você está vivendo sob pressão, pelo fogo? Deus está te transformando numa linda pérola!
Por mais que repudiemos a dor, nós devemos admitir que muitas vezes ela tem um propósito bom. Ela nos adverte quando algo está errado. O verdadeiro problema é a causa da desgraça e não a agonia por si só. A dor é simplesmente um sintoma, uma sirene ou sino que soa quando uma parte do corpo está em perigo ou está sendo atacada. Por exemplo: você sente dores nas costas; você vai ao médico e ele diz que você tem problema de coluna. A dor de cabeça também é um exemplo de problema de visão! Isso quando a gente fala do corpo! E as dores na alma?? Existem sofrimentos que deixam marcas profundas. E por mais que nos esforcemos para esquecer não conseguimos. Esses sofrimentos causam feridas enormes, e por isso provocam dor na alma. Somente quem passa consegue compreender. Uma perda de uma pessoa querida causa dor na alma, pois é uma dor que não se explica, e palavras não amenizam. Uma grande decepção amorosa causa dor na alma, por se tratar de sentimentos do coração e machucar o mais profundo do ser. Esses problemas que causam dor na alma são do tamanho de Deus, então somente Deus para nos ajudar a curar essas feridas.
A dor é forte, a rejeição, as humilhações, sentimento de abandono, enfim, eu não sei o que você está vivendo, mas Ele te conhece. Tem um ditado popular que diz: a dor ensina a gemer... eu te digo hoje, a tua dor vai te ensinar a depender do Senhor um pouco mais, pois Ele não está alheio ao processo que você está passando. As pessoas podem não ver ou não sentir a tua dor, não se importarem com ela, mas com certeza o nosso Deus não. Ele te lembra que esse processo faz parte da construção da pérola.
Agora me deixe perguntar a você minha amada irmã e amiga, visitante:
- Você já se sentiu ferida pelas palavras rudes de uma amiga, marido, namorado ou qualquer outra pessoa que você se relaciona ou já se relacionou?
- Já foi acusada de ter dito coisas que não disse?
- Suas ideias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas?
Então amada... Produza uma pérola! Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas e mais camadas de amor!
E lembre-se: em todo o tempo do seu sofrimento e da sua dor Deus está te vendo! Você não está sozinha! Ele é Deus que te sonda e te conhece!
Simplesmente ADORE!
Deus abençoe a tua vida,
Estela Vargas
Nenhum comentário:
Postar um comentário