domingo, 5 de julho de 2015

Moda da Vez - Veludo


Olá Mulheres Lindas!!

Por aqui muuuito frio e aí onde você mora, como esta?? Esse friozinho danado me vez lembrar das peças quentinhas de inverno e uma delas é o veludo.

Então vamos lá...

Um pouco de História - como o veludo surgiu?

A origem do nome veludo vem do Latim vellutus que significa “cheio de pêlos, hirsuto”, de vellus, “pele de animal”.

Desde a Idade Média esse tecido é conhecido e muito utilizado. No século XIX era sinônimo de riqueza, pois era um tecido caro, afinal era feito de seda. Mas logo no século XX sua composição foi sendo modificada e se tornando mais acessível as outras classes através da confecção de casacos e roupas de festa. Já no anos 60 e 70 ele chegou em definitivo as classes mais pobres se tornando comum o uso em calças e saias para o dia e não somente para peças de festa.

De lá para cá a cada inverno esse tecido vem ganhando espaço nas coleções e nos nossos guardas-roupas. Eu particularmente gosto muito de blazers e casacos em veludo, acredito que ele traga uma certa sofisticação e ar de “arrumadinho” ao look. E você, gosta desse tecido??

Tipos de Veludo

Você sabia que cada tipo de veludo tem um nome, assim como o xadrez??

Molhado: esse dispensa comentários, sua superfície é irregular;
Cotelê: é o famoso veludo caneladinho;
Alemão: o mais caro de todos, utilizado em grifes e em roupas luxuosas de festa;
Cristal: parece com o molhado, porém é feito de fios de seda;
Devorê: apresenta figuras em relevo.
Tendência 2015

Nas passarelas o veludo permaneceu sendo representado por algumas grifes, pois há anos ele virou sinônimo da estação pelo fato de ser quentinho e proporcionar sofisticação ao look.
Para usá-lo neste inverno, combine peças de veludo com couro, renda e jeans, pois ele trará modernidade ao look.

veja a combinação com camisa de seda ou se alfaiataria, viu como o look ficou moderno?
perceba a combinação de veludo embaixo e em cima, é a mesma textura
Antigamente utilizava-se veludo mais em looks noturnos, porém hoje já temos peças como calças e blazers super versáteis para serem usados no dia a dia.

Saias e casacos de veludo com jeans ou outras peças de tecidos levinhos e foscos super combinam. Se você vai de saia ou vestido de veludo, aposte na meia calça, seguindo as regrinhas que já conversamos aqui (meia na mesma cor do calçado alonga a silhueta).

vestido midi em veludo devorê
As combinações monocromáticas também estão em alta, então se optar por usar veludo na parte de cima e na parte de baixo, use a mesma textura e cor de veludo, caso contrário sua combinação ficará destoada.

Se faz questão de ficar quentinha e elegante durante o dia, abuse do veludo cotelê, aquele fosco caneladinho que fica lindo em blazers e calças. Para não errar na cor, mantenha-se no neutro (bege/cáqui, cinza e azul marinho). Assim, a chance de acertar na combinação é garantida além de conseguir realizar um número maior de combinações.

perceba como o veludo é versátil, vai desde um look para um dia de trabalho ou passeio até um look mais formal, como este da saia midi em veludo devorê
No entanto, atenção para os veludos mais fininhos e fluídos, pois eles modelam e marcam o corpo, então se você acha que esta uns quilinhos acima é melhor optar pelos mais encorpados, como o cotelê. Se você ficou com o fininho, atenção na lingerie, pois ela vai aparecer se estiver um pouquinho fora do lugar e isso não podeee.

Espero que tenham gostado das dicas!

Um super beijo e até a próxima!!

4 comentários:

  1. Uma graça!
    Ótima opção para o inverno. *-*

    http://vanessateodoroo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa é uma honra receber sua visita aqui no blog. Volte sempre!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que ótimo Vi, então bora praticar essas dicas porque fashion você já é...beijinhoss.

      Excluir