Moda da Vez - Xadrez
Nossa faz tempo que não falávamos de moda por aqui, né? Mais de um mês sem falar sobre isso, como será que sobrevivemos sem este assunto todo esse tempo?! hehehe
O post de hoje traz um das tendências desse inverno, não só desse, mas de vááários invernos. Há duas temporadas as franjas e o xadrez roubam as cenas em desfiles e vitrines. As franjas estão até mesmo nas botas, como já falamos por aqui. Se você ainda não leu o post sobre botas clique aqui e fique por dentro das tendências do inverno 2015.
Além das franjas, o xadrez já virou ícone dessa estação. Fazem alguns anos que inverno é sinônimo de algo xadrez para vestir. Não é mesmo?? O xadrez é a cara do inverno.
Mas afinal como esse negócio xadrez chegou em nossas roupas??
A história do xadrez é bem mais antiga do que possamos imaginar. Dizem alguns arqueólogos, que ele foi encontrado em 700 a.C., lá pela Idade do Ferro, nas regiões da Alemanha e da Dinamarca. Ficou mais conhecido e com maiores registros, no século XVIII quando os Escoseses adotaram o Tartan para diferenciar os seus clãs. Cada clã, cada família, tinha o seu tartan com uma cor. Tartan significa "tecido de lã leve", como a trama de fios bem fechada.
Depois desse período, lá pelo século XX, ele começou a aparecer muito nas roupas masculinas, mas logo logo caiu no gosto das mulheres.
Nos anos 70 o xadrez começou a parecer nos Estados Unidos, com os lenhadores, e ganhou força com o surgimento do rock nos anos 90. Lá nos anos 90 o xadrez começou a ganhar fama primeiro nas ruas e depois nas passarelas. Ele veio tão forte com o movimento rock que caiu tanto no gosto das pessoas que nunca mais saiu de moda. Inicialmente eram apenas camisas flaneladas, mas depois a padronagem invadiu todas as peças.
Há anos o xadrez estas nas passarelas e a cada ano ganha mais força. Eu gosto bastante do xadrez, principalmente em saias ou cachecóis, e você?
Então, vamos as dicas para usar essa padronagem. A princípio o xadrez segue a mesma lógica das estampas, lembram? Quanto maiores mais chamativas e deixam a área em destaque, então cuidado com o tamanho do xadrez, ok? Quanto maior o desenho do xadrez mas eles nos engordam.
Para combinar, use cores neutras ou cores que já estão na padronagem do xadrez escolhido.
![]() |
veja o xadrez presente no casaco, na saia, no cachecol e veja como a meia e bota preta alongam a silhueta porque a padronagem do xadrez tem preto |
![]() |
a Princesa Kate Middleton é muito elegante, não? Como parte da realeza inglesa usa o xadrez como ninguém. |
![]() |
percebe que as cores escolhidas tem na peça em xadrez? assim o look tem harmonia |
Você sabia que cada tipo de xadrez tem um nome?
![]() |
da esquerda para a direita: Vichy, Burberry, Pied-de-poule, Argilé, Madras, Tartan e Príncipe de Gales. Não é o máximo?? Qual deles você gosta mais?? Além destes existem muitos outros. |
Para não ficar somente nas minhas palavras, hoje deixo alguns vídeos para vocês darem uma olhadinha com mais dicas.
Essas são as dicas de hoje. O que você achou? Gostou??
Deixe a sua opinião.
Beijinhos e até a próxima.