Culto da Vez
Com certeza você já passou por fases difíceis na sua vida e nesses momentos procurou alguém para dividir seus problemas e dificuldades, no intuito de pedir ajuda. No entanto, parece que ao invés de melhorar as coisas acabaram piorando ou ficando sem qualquer tipo de alteração.
Se isso já aconteceu, a palavra do Culto da Vez de hoje é para você.
Há alguns anos atrás, no Culto do Amigo, ouvi uma palavra sobre isso e há uns 15 dias ouvi novamente. Então achei extremamente oportuno dividir isso com você porque já passei por essa experiência a poucos meses.
Princípios e Verdades Espirituais que Vivemos Hoje
Leitura: Marcos 5:21-24 e 35-43
Preletora: Laudiceia Mendes - Culto do Amigo
Adaptações: Pri Vasques
Em Jesus há solução para qualquer problema. Jairo era o principal da sinagoga, tinha uma posição social privilegiada. No entanto, no mesmo texto fala-se da mulher do fluxo de sangue, que era considerada imunda e indigna. Histórias tão opostas mas ambas de sofrimento.
A bíblia não foi escrita para explicar a razão pela qual sofremos, ela foi escrita para nos ensinar como parar de sofrer.
Princípios que aprendemos nestas histórias:
- Princípio da Desconstrução: há coisas em nós que precisam ser destruídas, precisamos aprender a sermos melhores, um nível espiritual mais elevado, termos uma vida mais sábia. Quando você olha para o seu interior, o que você acha que precisa ser destruído para que você se torne uma pessoa melhor? Texto para reflexão: Jeremias 18:1-6;
- Princípio da Seletividade: eleger uma prioridade requer seletividade, decidir quem sai e quem fica em nossas vidas, em nossa rotina. Há coisas que não nos edificam e estas coisas devem ser descartadas. Seletividade não é desrespeito, arrogância ou preconceito mas é o direito de decidir por coisas certas e santas. Os profetas da derrota serão lançados fora, amém? Você tem uma amizade ou um coleguismo onde só há doação da sua parte e não há nenhuma edificação em sua vida?? Que tal aplicar a seletividade? A quem emprestamos nossos ouvidos? Textos para reflexão: Mateus 13:47-48 e Marcos 5:37 e 40. Aqui neste último texto Tiago representa a fé prática, Pedro representa a esperança e João representa o amor;
- Princípio do Senhorio: entregar o comando/controle da nossa vida para Deus. Você já ouviu aquele corinho: "tudo entregarei, tudo entregarei..." faça isso e veja como sua vida será diferente;
- Princípio da Privacidade: preservar o ambiente íntimo, a particularidade, o privado entre Deus e você, bem como do seu agir na sua vida. Você tem tido momentos de particularidade com Deus? Quais experiências tem tido com esse comportamento?;
- Princípio da Ressurreição: deixar Jesus entrar em nós e nos renovar, nos moldar. Não há atitude mais certa do que ter um coração e ouvidos abertos para o mover do espírito de Deus. O processo de renovação muitas vezes é um pouco doloroso, pois atingem nossas feridas, apertam algumas cicatrizes, mas o resultado final é uma Nova Criatura e os frutos seguintes dessa nova pessoa que nos tornamos são cada vez mais abundantes. Textos para reflexão: João 11:25-26 e Efésios 2:1.
Mesmo após conversarmos sobre todos esses princípios quero dizer a você mais uma coisa. Tome cuidado para quem você conta os seus problemas, suas dificuldades e aflições. Um dos princípios que aprendemos é a Seletividade, então aplique ele também ao escolher para quem você vai dividir suas dificuldades. Para termos vitórias em meio as batalhas é necessário contarmos com pessoas fortes e sábias ao nosso lado.
Esse final de semana recebi a visita da minha Avó Paterna. Como é bom dividir com alguém sábio nossas aflições e ouvir a voz da experiência nos auxiliando e orando conosco. Como é bom saber que me abri com alguém que selecionei e que efetivamente pode me ajudar.
Então, como texto de reflexão quero deixar II Reis 4:35, onde a Sunamita conta o seu problema a Eliseu o qual era a pessoa certa para lhe ajudar com seu filho. Quem é o Eliseu da sua vida?
Espero que a palavra de hoje tenha conseguido te ajudar em algo. Fique com Deus e certa de que a vitória em sua vida chegará!
Até a próxima!!
Muito bom, continue sendo instrumento de Deus para abençoar vidas que estão em dificuldade e sofrendo.
ResponderExcluirBjos de sua dinda que a admira muito!
Obrigada Lú! Beijinhos!
ExcluirOi PRI, Deus falou muito através deste post , estou precisando aplicar esse processo da seletividade na minha vida, obrigada por suas palavras querida.
ResponderExcluirOi Ju, que bênção! Fico muito feliz em saber que Deus falou com você através destas palavras tão simples. Peça sabedoria a Deus para que possa aplicar isto em sua vida, afinal nosso aprendizado é diário. Aos poucos aprendemos, aos poucos cedemos e aos poucos nos tornamos melhores. Beijinhos!
Excluir